O projeto “Barueri Sem Papel” tem por objetivo eliminar o uso do papel, tanto entre órgãos da administração pública quanto na relação da prefeitura com os cidadãos. É a transformação digital dos serviços públicos no qual os processos, atos, documentos nascem digitais!

O Solar BPM está por trás de todas essas mudanças. Através dele, serão protocolados e cadastrados os processos da Prefeitura. Agora, essas atividades podem ser realizadas pelo portal:

A Prefeitura Municipal de Barueri, buscando estar alinhada a evoluções ao longo das últimas décadas e transições no trâmite de papel para outro, cada vez mais focado na produtividade, economicidade e transparência, tem se preocupado em realizar investimentos em soluções e tecnologias que melhor aparelhem a sua gestão.
Por esse motivo, a Prefeitura implantou, no âmbito do Programa Barueri Sem Papel, o Solar BPM, software especializado na gestão de processos eletrônicos que moderniza a administração pública. A solução é oferecida pela Softplan, uma das maiores empresas do setor, e a contratação foi feita depois de processo licitatório SUPRI/Nº 006/2019. 

Objetivos do projeto Barueri Sem Papel

Nossa meta é eliminar o uso do papel e tornar a nossa Prefeitura digital! As facilidades propiciadas pelo Programa Barueri Sem Papel apoiarão, inclusive, a Prefeitura no atendimento à lei 12.527/11, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal. Isto será propiciado pela democratização que o uso de documentos digitais proporciona, já que as informações podem ser acessadas simultaneamente, sem necessidade de trâmite físico. 

Além disso, a Prefeitura de Barueri apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Agenda 2030 por meio da Lei 2.603/2018. Ao todo são 17 objetivos que atuam de forma interconectada, que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Os objetivos são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Programa Barueri Sem Papel vem ao encontro de cinco deles:

Aqui você encontrará os principais números do projeto Barueri Sem Papel.
A frequência de atualização dos dados será mensal.
(Período considerado na extração dos números: 05/04/21 a 09/05/23)

Ativo 1@2x
0 mil
Protocolos eletrônicos gerados
Ativo 2@2x
0 mi
Documentos Digitais
Ativo 3@2x
0 mi
Páginas
Ativo 4@2x
0 mi
Assinaturas Digitais
Ativo 17@2x
0 mil
quilos de papel economizados
Ativo 13@2x
0 mil
toners de impressão economizados
Ativo 14@2x
0 mi
de litros de água economizados na fabricação de papel
Ativo 12@2x
0
árvores poupadas para a produção de papel
Ativo 15@2x
0 mil
horas de servidor economizadas no protocolo, montagem e transporte de processos

O novo sistema pode ser acessado de qualquer computador com acesso à internet (com os navegadores Chrome ou Firefox por exemplo), inclusive em períodos de teletrabalho.

Todos os servidores da Prefeitura já estão devidamente cadastrados e aptos ao acesso, basta utilizar o mesmo usuário (matrícula) e a senha do sistema de RH ONLINE.

Nossa Central de Ajuda é o local onde você encontrará respostas para suas possíveis dúvidas. Todos os conteúdos estarão disponíveis permanentemente e podem ser acessados dentro da própria ferramenta

Primeiros passos:

Clicando na sessão “Primeiros Passos” você descobrirá a melhor forma de começar a usar o Solar BPM. Com tutoriais básicos, lá você encontrará as respostas para perguntas como:

O que é o Solar BPM? Como consultar um protocolo? Como protocolar um documento ou processo? Como inserir e assinar/autenticar anexos? Como solicitar assinatura de documentos para outro servidor? Como encaminhar um protocolo (processo/documento)?

Solar BPM:

Já na sessão “Solar BPM” você encontrará mais de 60 perguntas e respostas sobre a solução. Algumas dúvidas podem surgir com o passar do tempo, no dia a dia, de uso do Solar BPM. Sempre que necessário você poderá acessar esta sessão ou optar por procurar por tópicos, palavras-chaves ou frases na barra que fica acima desta página.

Material de apoio:

Em “Materiais de Apoio” disponibilizamos todo o tipo de material sobre a solução que já foi utilizado no âmbito do programa Barueri Sem Papel, inclusive as apresentações das capacitações. Aqui é um ambiente vivo, onde poderemos publicar mais materiais visando sempre o melhor para evolução do projeto.

Vídeos:

Aqui estarão disponíveis materiais de apoio em formato de vídeos

Saiba mais sobre o projeto Barueri Sem Papel assistindo nossos vídeos

Eficiência e tecnologia! O programa #BarueriSemPapel já é realidade no serviço público. Processos, atos e outros documentos agora podem ser acessados on-line. É mais um projeto de inovação desenvolvido pelo CIT de Barueri.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

O programa #BarueriSemPapel traz mais sustentabilidade para o dia a dia da cidade.  Conheça essa nova iniciativa de transformação digital.

Veja no vídeo abaixo o que mudou na Prefeitura de Barueri agora que passamos pela transformação digital:

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Programa: Barueri Sustentável | Tema: Os impactos com o “Programa Barueri sem Papel”
Transmissão original: @inovacao.barueri
Apresentação: Maria Adélia Santos
Participação especial: Jonatas Randal, João Azevedo, Victor Hugo, Vladmir Celestino (Nil), Cilene Bittencourt – Secretária de Administração, Dr. Marco Aurélio Toscano da Silva – Secretário dos Negócios Jurídicos

O objetivo da capacitação foi ensinar aos servidores as principais funcionalidades da solução de maneira prática e visual: cadastrar processos, dar encaminhamentos, criar peças, realizar assinatura digital, solicitar assinatura, gerenciar a fila de trabalho entre outras.

Carga horária total: 4h

Instrutor: Victor Paiva Marques Ramos – Analista de negócios da equipe da Softplan | Equipe Solar BPM.

Reproduzir vídeo

Contamos com você!
#BarueriSemPapel.