CENTRAL DE AJUDA

Prefeitura Municipal de Barueri

Portal de Atendimento

Seja bem-vindo à Central de Ajuda do Portal de Atendimento. Aqui você encontrará as perguntas mais frequentes sobre a utilização do sistema “Solar BPM” e suas respectivas respostas.

Caso sua dúvida seja sobre o seu processo administrativo, pedimos para que entre em contato diretamente com a secretaria ou setor responsável.

Tempo de leitura: 5 min.

Para realizar o acesso usando o gov.br, siga os passos abaixo:

Na pagina inicial clique em “Entrar “

1 – No Portal de Atendimento selecione a opção na tela de login, “Entrar com gov.br”;

2- Informe seu cpf e clique em “Continuar”;

3- Informe a senha que você usa para fazer login no GOV.BR e clique em “Entrar”.

4- Em seguida, você verá a tela de ‘Autorização de uso de dados pessoais’, selecione “Autorizar”.

5- Na próxima tela, você será direcionado(a) para o portal de atendimento, onde você precisa confirmar os dados e, em seguida, clique em “Concluir”.”

6-Após isso, você já pode realizar o acesso usando as credencias do GOV.BR.

OBS:A confirmação do acesso ao GOV.BR é necessária somente durante a primeira vez que você acessa o sistema, como parte do procedimento de verificação de identidade inicial.

7-Após isso, você já pode realizar o acesso usando as credencias do GOV.BR clicando na tela inicial em “Entrar com gov.br”.

Conteúdo atualizado em Outubro de 2023.

 

 Tempo de leitura: 3 min.

Observação Importante:

Atualmente, o Portal de Atendimento oferece a duas maneiras de assinatura de documentos.

Utilizando um certificado digital ICP-Brasil:

Ou utilizar a assinatura eletrônica do sistema. Essa senha é a mesma que você criou quando foi direcionado para “Confirmar os dados” ao realizar o acesso com o GOV.BR.

Conteúdo atualizado em Outubro de 2023

Para realizar um novo cadastro de usuário no Portal de Atendimento siga os próximos passos:

 

    1. No Portal de Atendimento selecione a opção “Entrar” no menu lateral à esquerda;
    2. Em seguida, na tela de login, clique em “Criar conta”;3.Caso queira cadastrar um CPF, selecione a opção “Pessoa Física”. Caso queira cadastrar um CNPJ selecione a opção “Pessoa Jurídica”.

      4.Preencha o restante do formulário de cadastro com os dados obrigatórios do usuário.5.Após preencher os campos e clicar em salvar e continuar é enviado um e-mail automático de confirmação de cadastro para o e-mail informado.

Finalizei o cadastro de usuário, mas não recebi link de confirmação. Como devo proceder?

Alguns endereços de e-mails podem bloquear o recebimento do link enviado pelo “Portal de Atendimento”.

1. Verifique sua caixa de spam e o lixo eletrônico;

2. Caso ainda assim não encontre o link de confirmação, sendo e-mail corporativo, verifique com o setor de informática da sua empresa a viabilidade de desbloquear o recebimento do nosso e-mail, ou, solicite à secretaria responsável a alteração do e-mail cadastrado para um endereço de e-mail particular;

Após a criação e confirmação do cadastro de usuário, siga os próximos passos para acessar o portal de atendimento: 

1.Abra a página do Portal de Atendimento;

2.Clique em “Entrar” no menu lateral à esquerda;

3. Preencha os campos com o CPF e a senha cadastrada, e clique em “Entrar”.

Caso tenha esquecido a senha do Portal de Atendimento, você pode solicitar a recuperação através dos seguintes passos:

1.Acesse o Portal de Atendimento e clique em “Entrar”, no menu lateral à esquerda;

2.Na tela de login, selecione a opção “Esqueceu a senha?”;

3.Insira o seu CPF ou CNPJ e clique em “Enviar”;4. Será enviado um link para a troca da senha no e-mail cadastrado;

É possível realizar a alteração do e-mail cadastrado no Portal de Atendimento desde que você esteja logado, basta seguir os passos abaixo:

1.Faça login no Portal de Atendimento;

2.Clique em “Meus Dados” no menu lateral à esquerda;

3. Preencha os campos “E-mail” e “Confirmar e-mail” com o novo endereço eletrônico;

4.  Clique em “Salvar e continuar” para confirmar a alteração.

OBS.: Alguns campos não são possíveis de serem alterados diretamente pelo usuário. Caso não consiga corrigir alguma informação é necessário solicitar diretamente à unidade responsável.

É possível assinar documentos pelo Portal de Atendimento, tanto utilizando certificado digital ICP-Brasil, como também utilizando a assinatura eletrônica do sistema. Para realizar a assinatura, siga os passos abaixo:

Faça login no Portal de Atendimento;

      1. Clique em “Minhas Pendências” – é a última opção do menu lateral à esquerda;
      2. Localize a respectiva pendência de assinatura;
      3. Clique em “Resolver” para abrir a página de assinatura;
      4. Será aberta a página “Resolver pendência – Assinatura de documentos (externa)”. Para ter acesso a visualização do conteúdo basta clicar no nome do documento que ele será aberto na íntegra em uma nova aba.
      5. Para assinar, basta selecionar a opção “Assinar” ao lado de cada documento. Caso queira recusar um documento, basta selecionar a opção “Recusar” ao lado de cada documento.
      6. Para finalizar a tarefa, adicione uma descrição no campo “Resposta (parecer)” e clique em “Concluir Tarefa”.
      7. Será aberta uma janela para selecionar o tipo de assinatura digital que será utilizada. Para a Assinatura eletrônica do sistema basta informar a sua senha de usuário do Portal de Atendimento. Para utilizar o ICP-Brasil é necessário realizar a instalação do instalador digital.
      8. Selecione o certificado com o Nome/CPF da pessoa que irá assinar e clique em Assinar, digite o PIN (senha) do certificado para concluir a assinatura.
      9. OBS.: Para utilizar a assinatura eletrônica do sistema, é necessário que esta opção tenha sido habilitada pela unidade responsável ao criar a tarefa.

Se você for interessado(a) em um processo, é possível acessá-lo na aba “Meus Processos”. Para isso, siga os seguintes passos:

Acesse a página do Portal de Atendimento;

    1. Clique em “Meus Processos” no menu lateral à esquerda;

    2. Serão exibidos todos os processos vinculados ao interessado logado. Clique sobre o processo para visualizar os dados;
    3. Em seguida, clique sobre a aba “Documentos”, na parte superior da tela;
    4. Serão apresentados todos os documentos anexados ao respectivo processo.

OBS.: Para visualizá-los basta clicar sobre o nome de cada documento listado na barra lateral.

Caso não seja interessado(a), é possível consultar apenas os dados básicos do processo, através dos seguintes passos:

1.Entre no “Portal de Atendimento” com usuário e senha;

2.Clique em “Consulta de Processos”;

3.Preencha com informações do processo que deseja consultar, “PMB” / ano / número; Exemplo: PMB 123456 / 2023

4.Clique no botão “Consulta”;
Observação: Não é possível visualizar os documentos anexados ao processo nesse tipo de consulta.

1 – Acesse o endereço: https://solarbpm.barueri.sp.gov.br/atendimento 

2– Efetue o login, no topo da página do portal de atendimento, ao lado esquerdo, clique em “Entrar”, insira o CPF ou CNPJ.

3- Para realizar a solicitação:

Clique na opção “Solicitação de Serviços”, no campo “Existem diversas opções para encontrar um serviço“: Digitando um serviço desejado, consulta avançada ou navegando pelas categorias.

Selecione uma opção de acordo com o serviço desejado, exemplos:

•”Certidão de Tempo de Serviço: Certidão de tempo de serviço –ex-servidor –SADM”

•”Declaração Funcional: Declaração funcional para ex-servidor –SADM”

•”Solicitação do Cartão Nacional do Idoso – SSMU”

Clique sobre o assunto desejado e em seguida “Solicitar”:

Preencha os campos, vale ressaltar que os campos com * são de preenchimento obrigatório. Pronto, solicitação/serviço já cadastrado para unidade responsável pelo assunto escolhido.

Se tiver apenas uma solicitação, ele já abrirá na tela de “Meus processos. Se forem vários, será aberta mais abas conforme imagem abaixo, encontre a solicitação desejada e clique para visualizar todo o conteúdo. No campo movimentações, você pode acompanhar o andamento da sua solicitação, lá serão exibidas as tarefas, com data de criação e a situação atual.

Importante citar que apenas as tarefas que contenham o botão “Resolver pendência” dependem de uma resposta de sua parte, as demais são atividades internas da Prefeitura.

1 – Acesse o endereço: https://solarbpm.barueri.sp.gov.br/atendimento 

2 – Localize o botão “Entrar”, digite o CPF/CNPJ e senha de usuário. Clique em “Entrar”:

3 – Acesse à opção “Solicitação de serviços”:

4 – Digite “Cartão Nacional do Idoso”

5 – Inicie o preenchimento das informações do formulário de solicitação.

  • Campos que contém o caractere * na descrição do item são de preenchimento obrigatório.

Indicar se o usuário que está preenchendo é o próprio interessado (pessoa idosa) ou alguém que o representa [1].

Selecione o tipo de solicitação [2].

Caso necessário, digite as informações complementares. [3].

5.1 – Preencha as informações dos Interessados, sendo:

[1] Requerente: pessoa idosa que utilizará o cartão;

[2] Representante legal: quando outro usuário está acessando o serviço no Portal para realizar a solicitação do cartão para a pessoa idosa.

  • Ao indicar que o usuário é o “Representante Legal” do interessado no serviço, conforme abordado anteriormente no item 3. deste documento, os campos relacionados à sua identificação tornam-se de preenchimento obrigatório.

5.2 – Faça o envio da documentação necessária através dos campos do formulário:

A obrigatoriedade de cada documento varia de acordo com o solicitante selecionado anteriormente.

5.3 – Leia atentamente as orientações e clique em “Enviar Requisição”.

Ao concluir sua solicitação, será gerado um número de processo/protocolo, seguindo o padrão PMB 00000/0000.

Tutorial – acompanhamento da solicitação

  • Realizada a solicitação, acesse regularmente o processo relacionado à sua requisição de cartão no Portal de Atendimento Solar BPM, através de um dos métodos abordados abaixo:

Método 1 – Opção “Consulta de Processos”, utilize esta opção para consultar individualmente sua solicitação. É necessário saber o número do processo da solicitação.

Preencha os campos “Órgão” [1], digitando “PMB”, “Número do Processo” [2]  e “Ano” [3] e clique em Consultar.

Método 2 – Acesse a opção “Meus Processos”.

Clique sobre o processo de sua solicitação [1]. Procure nas abas “Em andamento” [2] e “Concluídos” [3], seu processo estará em alguma dessas abas/guias.

Ao selecionar seu processo através de um dos métodos abordados acima, o sistema exibirá os dados básicos de sua solicitação.

Após análise da sua solicitação pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri, na seção “Movimentações” [1], estarão listadas as “pendências / tarefas” [2] que necessitarão de sua ação ou ciência, para isso é necessário clicar em ”resolver” [3].

Fique atendo à caixa de entrada do e-mail vinculado ao cadastro de usuário do sistema utilizado na solicitação, você receberá uma mensagem de e-mail quando houver alguma pendência/tarefa no Portal de Atendimento!

  • ATENÇÃO: As pendências possuem prazo de 10 dias para finalização/resolução, após esse período são finalizadas automaticamente pelo sistema.

Tipos de Tarefas / pendências

  • Comunique-se: Complementar informações

Significa que após análise do departamento responsável [1], você precisará enviar documentos [2] ou preencher informações complementares. Após atender o que está sendo solicitado no parecer, clique em “Finalizar tarefa” [3] e continue acompanhando seu processo no Portal de Atendimento.

  • Comunique-se: indeferimento

Sua solicitação de cartão foi indeferida pelo departamento responsável. O motivo será informado.[1]

  • Comunique-se: deferimento

Sua solicitação de cartão foi deferida, esta tarefa/pendente tem o propósito de dar ciência do deferimento. Para obter de fato seu cartão, é necessário aguardar sua emissão e disponibilização no sistema. Quando estiver pronto, uma nova tarefa será criada.

  • Comunique-se: cartão disponível

Esta tarefa é criada quando seu cartão emitido é disponibilizado através do Portal de Atendimento Solar. Clique no botão “Cartão do idoso” [2] para realizar o download do seu documento.

Você também pode baixar seu cartão disponível acessando a pasta digital do processo, seguindo os próximos passos:

Acesse o processo de sua solicitação no Portal de Atendimento, clique sobre a opção “Documentos” [1], clique no documento “Cartão do Idoso” [2] e em seguida no botão “Imprimir” [3], permitindo que você baixe o arquivo através da próxima tela que abrirá em seu navegador ou imprima o documento.

 

ATENÇÃO!

Para que o cartão do idoso seja válido, é necessário que ele seja impresso colorido e plastificado.

Conteúdo atualizado em maio de 2023.

1 – Acesse o endereço: https://solarbpm.barueri.sp.gov.br/atendimento 

2 – Localize o botão “Entrar”, digite o CPF/CNPJ e senha de usuário. Clique em “Entrar”:

3 – Acesse à opção “Solicitação de serviços”:

 

4 – Digite “Inscrição atividades esportivas da Secretaria da Mulher”

5 – Inicie o preenchimento das informações do formulário de solicitação.

  • Campos que contém o caractere * na descrição do item são de preenchimento obrigatório.

5.1 – Faça o envio da documentação necessária através dos campos do formulário:

5.2 – Leia atentamente as orientações e clique em “Cadastrar Solicitação”.

Ao concluir sua solicitação, será gerado um número de processo/protocolo, seguindo o padrão PMB 00000/0000.

Tutorial – acompanhamento da solicitação

  • Realizada a solicitação, acesse regularmente o processo relacionado à sua requisição no Portal de Atendimento Solar BPM, através de um dos métodos abordados abaixo:

Método 1 – Opção “Consulta de Processos”, utilize esta opção para consultar individualmente sua solicitação. É necessário saber o número do processo da solicitação.

Preencha os campos “Órgão” [1], digitando “PMB”, “Número do Processo” [2]  e “Ano” [3] e clique em Consultar.

Método 2 – Acesse a opção “Meus Processos”.

Clique sobre o processo de sua solicitação [1]. Procure nas abas “Em andamento” [2] e “Concluídos” [3], seu processo estará em alguma dessas abas/guias.

Ao selecionar seu processo através de um dos métodos abordados acima, o sistema exibirá os dados básicos de sua solicitação.

Após análise da sua solicitação pela Secretaria responsável , na seção “Movimentações” [1], estarão listadas as “pendências / tarefas” [2] que necessitarão de sua ação ou ciência, para isso é necessário clicar em ”resolver” [3].

Fique atendo à caixa de entrada do e-mail vinculado ao cadastro de usuário do sistema utilizado na solicitação, você receberá uma mensagem de e-mail quando houver alguma pendência/tarefa no Portal de Atendimento.

Conteúdo criado em maio de 2024.

Para responder uma pendência do seu processo, siga os próximos passos:

Abra a página do Portal de Atendimento;

1.Clique em “Minhas Pendências” no menu lateral à esquerda;

2.Localize a respectiva pendência do seu processo;

3.Clique em “Resolver” para abrir a página e responder a pendência anexando documento(s) e/ou enviando informações

Canal de suporte



Em caso de dúvidas na utilização do Solar, entre em contato conosco através do chat, um ícone em azul escrito SUPORTE do lado esquerdo da tela do Portal de Atendimento.

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta das 08h00 às 17h00

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