▶️ Como inserir e assinar/autenticar anexos?

Tempo de leitura: 10 min.

Depois de cadastrar o protocolo de um processo/documento digital ou de receber um processo/documento em sua fila de trabalho, será possível inserir documentos como anexo. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

1 – A inserção de anexos é realizada na aba ‘Anexos’ do Protocolo (Processo/documento) e pode ser acessada ao finalizar o cadastro do protocolo.

Veja a demonstração no vídeo abaixo:

 

2 – Também é possível acessar a aba ‘Anexos’ a partir dos itens disponíveis em sua fila de trabalho.

Veja a demonstração no vídeo abaixo:

 

É necessário possuir a carga do processo/documento para que o usuário possa inserir anexos.

3 – Na aba ‘Anexos’, clique no botão ‘+’ para acessar a página de inserção de anexos.

4 – Clique em ‘Selecionar arquivo’ para localizar em seu computador os arquivos que deseja incluir.

O sistema permite inserir vários arquivos de uma vez, respeitando o limite de tamanho de 50Mb para cada arquivo.

É recomendado que os arquivos sejam inseridos no formato PDF, mas também é possível inserir arquivos dos tipos docx, xlsx, jpg, png entre outros.

É possível renomear e ordenar os arquivos da forma que for melhor para o usuário trabalhar. Utilize nomes que ajudem a identificar o documento e ordene a visualização como se fossem os arquivos em papel.

Veja a demonstração no vídeo abaixo:

5 – Para autenticar/assinar digitalmente um documento, basta selecionar o anexo desejado e, em seguida, clicar no ícone de assinatura.

O usuário poderá selecionar o tipo de assinatura que deseja realizar, de acordo com as disponibilidades:

Assinatura ICP-Brasil: é utilizada para quem possui o certificado digital em cartão ou pen-drive (e-cpf ou e-cnpj) emitido por uma empresa certificadora nacional. Para assinar o documento utilizando esta opção, selecione o
certificado, clique em ‘Assinar’ e informe a senha.

Assinatura eletrônica do sistema: é uma assinatura eletrônica gerenciada pelo próprio Solar BPM e está disponível para todos os usuários. Para assinar o documento utilizando esta opção, informe a sua senha de acesso ao
sistema e clique em ‘Assinar’.

Veja a demonstração no vídeo abaixo:

Depois de inserir os anexos e assinar/autenticar digitalmente os documentos, o usuário poderá solicitar assinatura para outros funcionários e/ou encaminhar para outra unidade.

Clique aqui para acessar a página com informações sobre como solicitar assinatura para outro funcionário.

Clique aqui para  acessar a página com orientações sobre  como encaminhar um protocolo (processo/documento) para outra unidade.


Conteúdo atualizado em abril de 2021.