Como protocolar um documento ou processo?

Tempo de leitura: 7 min.

Para registrar o protocolo de um processo ou documento no SOLAR BPM, siga o passo a passo abaixo:

1 – Acesse o SOLAR BPM – https://solarbpm.barueri.sp.gov.br/portal/ e informe seu usuário e senha (os mesmos utilizados no sistema RH ONLINE).

2 – No menu lateral do sistema, clique no item ‘Cadastro de processo/Documento’.

3 – Pesquise pelo assunto do documento ou processo que deseja protocolar e, em seguida, clique em ‘Cadastrar’.

Veja a demonstração no vídeo abaixo:

4 – Preencha o campo ‘Unidade responsável’  com o setor/unidade responsável por atender ou responder o conteúdo do documento protocolado.

Por exemplo: um ofício originado na Secretaria de Educação e destinado à Secretaria de Obras para manutenção em uma unidade escolar. Neste caso, o setor responsável é a Secretaria de Obras.

5 – Preencha o campo ‘Interessado’ com o beneficiário/solicitante, utilizando o CPF de um munícipe, procurador, advogado, servidor da prefeitura ou o CNPJ de uma empresa. Também é possível informar a sigla de uma unidade/setor da prefeitura ou de Órgãos externos como o MPSP.

6 – Preencha o campo ‘Detalhamento do assunto’ descrevendo, de forma resumida, o assunto que está sendo tratado neste protocolo.

Por exemplo: a solicitação de contratação de serviços de informática para dar suporte operacional às aulas on-line nas unidades de ensino da região norte.

7 – Ao concluir, clique em ‘próximo’, confira os dados e se estiver de acordo, clique em ‘concluir cadastro’.

Veja a demonstração no vídeo abaixo:

Clique aqui para acessar o Guia Rápido com mais orientações sobre o cadastro de protocolo.

Clique aqui para acessar a página com orientações de como inserir e assinar/autenticar anexos.

Clique aqui para acessar a página com orientações de como encaminhar um protocolo.

Conteúdo atualizado em abril de 2021.